Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inauguração



Por viver muitos anos dentro do mato
moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro —
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
por igual
como os pássaros enxergam.
As coisas todas inominadas.
Água não era ainda a palavra água.
Pedra não era ainda a palavra pedra.
E tal.
As palavras eram livres de gramáticas e
podiam ficar em qualquer posição.
Por forma que o menino podia inaugurar.
Podia dar às pedras costumes de flor.Manoel de Barros . Poemas Rupestres


Inauguração, Ato de inaugurar. Início de exercício, introdução do uso de alguma coisa...VEnho após tanto tempo para inaugurar o melhor uso de meus dias junto a mais deliciosa estação do ano: a Primavera! Simples e bela como as palavras descomprometidas de Manoel de Barros, vindas para fazer valer mais e mais os dias. Dias estes que ultimamente encheram minha vida de surpresas, como em breve as muitas flores e possíveis borboletas irão nos preencher as vistas. PReencher de um êxtase incomensurável e sutil, uma sensação extra material arrebatadora para quem não estiver doente dos olhos, como diria Fernando Pessoa.
Inacreditavelmente, nos convida a dar, muito mais do que receber esta tal de Primavera. E dar,colaborar, nos alivia e subverte, colaborar descontrói, desabrocha, como o espetáculo que veremos ao seguir dos dias se a natureza nos permitir, é claro. Saber que não somos pedra, e sim muito mais terra me alivia sempre. Saber que somos moldáveis, maleáveis, maturados quando enfrentamos o medo, o frio. Somos o que quisermos ser...lírios ou rosas, tulipas ou margaridas, sempre leves e lindas de preferência a certo suave calor. Entre lágrimas e sorrisos, ausÊncias e presenças, medos e sonhos, desafios e soluções, vou devagar e serenamente em um Dristhi que purifica e estabiliza o funcionamento da mente" ( "Ashtanga Yoga")...vou feliz, como os jardins da primavera, ao canto dos pássaros sempre revigorante a toda manhã ou entardecer...(confesso, adoro as tardes em que eles cantam loucamente por aqui em meu jardim).
HOje, aproximadamente 9 meses de uma nova vida - mais livre - posso dizer que junto a Primavera acontece também, de certa forma, minha inauguração! Algo se inicia aqui dentro de mim, é uma festa, e por este evento agradeço a Deus, a meus protetores espirituais, agradeço a minha família, ao universo, aos meus amigos (os presentes e os ausentes, agradeço as crianças, todas que já passaram por minha vida, agradeço a música, a palavra, agradeço a oportunidade e especialmente a coragem, a qual sem ela, não conseguiríamos fazer valer sentido algum em nossa estadia por aqui! Valeu...

Dedico este Post a Paula Carnasciali e sua inauguração por vir, a Carol Carvalho (que me mata se não colocar o nome dela aqui...brincadeira, ela também está em inauguração), a Tatá Muniz, meu parceiro de todas as horas, gargalhadas, puns, distrações e ilusões que fazem nossos dias serem cada vez mais especiais e deliciosos no aguardo das novidades, também a Paulo NEtho meu muso inspirador de atitude poética perante a vida e...ah! Não posso esquecer de dedicar também estas palavras a Patricia Cintra (e toda equipe da Eduque nova escola), uma pessoa que me fez um convite, que a princípio hesitei em aceitar, mas que, abracei e tem me feito ainda mais feliz!!!

4 comentários:

  1. Ah, Ju, assim não vale! Muso!!!!! Eu!!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Adorei... Que processo penoso esse. Será que eu vejo uma lagarta escondida ali na foto?

    ResponderExcluir
  3. PEnoso delicioso...se quisermos ver as borboletas precisamos ter paciencia com as lagartas...assim disse Ruth Rocha na história !A primavera da Lagarta"...genial e verdadeiro... Paulooooooo, muso sim!!!!

    ResponderExcluir
  4. Izilda Carvalho Carnasciali disse...
    Não sei se foi a força de Oxum, seu brilho, mas estou chorando desde que comecei a ler seu post. Acho que de fato me encontrei com vocês meninas minhas filhas pequenas que hoje se fazem moças, mulheres formadas, com objetivos, sonhos, ideais, minhas crias, o significado de minha vida, a razão do meu viver. Jú tenho muito orgulho de você e de suas irmãs, que Deus ilumine sempre o caminho de todas. Quando guardei em meu ventre vocês sementes, acreditei que brotariam e dariam frutos saborosos. Salve a primavera, salve o colorido, salve o sol. bjs

    ResponderExcluir